terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Biografia do Ventania

VentaniaQuem é Ventania?
Ventania, nome artístico de Wilson da Silva (Pariqüeraçu, 21 de agosto de 1962), é um cantor andarilho cuja inspiração vem do movimento hippie, dos anos 60 e 70. Atualmente mora em São Thomé das Letras. Uma das mais importantes influências musicais de Ventania é o cantor e compositor Raul Seixas, o "Raulzito", marco histórico do rock nacional e da mistura com influências "alternativas".


Biografia: Raul Seixas
Ventania é separado e tem oito filhos, segundo ele. Ainda segundo o cantor,
sua carreira começou aos oito anos de idade, tocando piano na igreja. Mais tarde, em torno de 1980, começou a cantar e compor, na estrada. Sua vida de shows (por enquanto apenas nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná) é recente, a partir da gravação de seu CD "Só Para Loucos". A disseminação de suas gravações, porém, foi impulsionada sobremaneira pela Internet, através da troca de arquivos MP3 em programas P2P. Vale notar que o trabalho de Ventania é completamente independente, não estando vinculado a nenhuma gravadora. Para contar com a divulgação de suas músicas no Sul de Minas, por exemplo, Ventania contou com a amizade com o pessoal da Rádio Universitária AM 1570 KHz. Justamente neste meio, o do público universitário, que Ventania mais faz sucesso.

Logotipo Movimento HippieAs letras de suas canções são inspiradas em temas bastante caros ao movimento hippie, como a liberdade -- que lhe permite pôr o pé na estrada, sem rumo, transportando-se com os meios disponíveis --, o uso de drogas, em especial, maconha e cogumelos alucinógenos, a contemplação da natureza e a idéia de "Paz e Amor". Ventania também defende a bandeira da legalização da maconha, tanto em letras quanto pessoalmente, em entrevistas e shows.

Quanto ao aspecto musical, suas composições são extremamente simples, minimalistas, chegando, por exemplo, a tocar músicas com apenas dois acordes, como é o caso de "O Diabo é Careta". As gravações do CD foramCapa do CD (Esperanza) de Manu Chao feitas usando apenas voz e violão, embora nas apresentações ao vivo a Banda Hippie, que o acompanha, acrescente baixo e, às vezes, percussão, às músicas. Sua voz rouca e seu estilo despojado fazem lembrar Richie Havens, tocando no lendário festival de Woodstock. Um outro paralelo, em termos de idéias e inspirações, é com o cantor "do mundo"
Manu Chao.

As influências são variadas, mas destacam-se
Raul Seixas ("Ele cantava pro Al Capone/Mas eu canto pro PC" –- trecho da música “Foi Você”) e as canções dos velhos hippies Capa do LP (Só para os Loucos, Só para os Raros) da banda Black Zéestradeiros. Além de se inspirar em um grande sucesso dos anos 70 para compor sua música cartão-de-visita: Só Para Loucos. Esta música, originalmente, é uma composição do vocalista da banda Black Zé, banda de rock brasileira dos anos 70.

Existem produções musicais com músicas de Ventania modificadas eletronicamente, com efeitos diversos "lisérgicos". Tais músicas são relativamente raras de se encontrar.

Extraído e Adaptado da Wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ventania_(cantor)

Observação 1: Você também ficou curioso sobre a palavra "lisérgicos"???
Essa palavra não existe...hehehe...mas deriva do nome científico do LSD – Dietilamida do Ácido Lisérgico – e criou-se esse neologismo exatamente para passar a idéia de algo que provoca "distúrbios de percepção", assim como a droga.

33 comentários:

Anônimo disse...

Vi um show e conversei com ele em São Lourenço, simplesmente dizendo foi o show, parabéns e espero ver mais.....


Sargento Cunha

Anônimo disse...

Conheci Ventania en minha cidade, Poços de Caldas... Fui ao show e fumei um com ele.. Ele autografou minha camiseta, na qual esta guardada em casa, esperando ele voltar. Parabéns!!! Sucesso sempre....

Anônimo disse...

conheci por acaso o trabalho do VENTANIA, daí comecei a procurar por mais obras, ELE é o cara nao vejo a hora de ir no show dele e fumar aquele bem-bolado, curtindo uma poesia, que é feita SÓ PARA LOUCOS. george vinicios, curitiba, PR

Anônimo disse...

nssa conheçi o trabalho dele por acaso, e hoje sou louca por ele. me endentifico mto com as musicas dele; e o q eu mais gosto de fazer e fumar aquele basiado escutando ele, vou para outro mundo, um mundo tranquilo q todos da familia rasta deveriam ir! espero que ele pssa vim em minha cidade de JUIZ DE FORA, pois qndo vc esteve aqui n pudi ir no seu swou pois estava gravida de 8 meses! ho eu meu marido e o meu filho desde da barriga te aconpanhamos espero q venha logo aqui. te adoro cici juiz de fora MG

Anônimo disse...

nssa conheçi o trabalho dele por acaso, e hoje sou louca por ele. me endentifico mto com as musicas dele; e o q eu mais gosto de fazer e fumar aquele basiado escutando ele, vou para outro mundo, um mundo tranquilo q todos da familia rasta deveriam ir! espero que ele pssa vim em minha cidade de JUIZ DE FORA, pois qndo vc esteve aqui n pudi ir no seu swou pois estava gravida de 8 meses! ho eu meu marido e o meu filho desde da barriga te aconpanhamos espero q venha logo aqui. te adoro cici juiz de fora MG

Anônimo disse...

Ventania 'so para loucos', VERDADE! o som e muito louco,os caras são loucos,quando escuto o som,eu viajo pra outro mundo e uma paz inexplicável. uma positividade que nunca vi igual.Musicas pra lavar a alma,não tive oportunidade de ir em um show mais quando tiver estarei lá com certeza. SUCESSO!! by: LUCAS VIANNA. jf

Anônimo disse...

ventania diz q ninguem vira hepie porque maluco q é maluco ja nasce doidão na minha familia eu fui o unico premiado e não quero me curar. estou a 3 anos fora da BR mas todos os dias desejo estar la,qualquer dia desse eu coloco o pé na estrada. curto ventania 24:00 horas curtindo ventania e fumando um bem bolado entordando meu arame fazendo artesanato. proiba a corrupsão liberem o canabes e se fartão de ventania ao som de só para LOUCOS CARETAS NÂO, só para os RRAROS ASS:micróbio loco da BR ,rondônia CCL..

Anônimo disse...

Eu ainda fujo desse marasmo... ventania éo maluco das antigas q eu me inspiro e viajo nas musicas, conheci o som de ventania através de um maluco chamado MOSCA com esse maluco aprendi a fazer artesanato viajamos juntos algum tempo conhecemos a BOLIVIA e quando voltamos ao BRASIL nos desemcontramos em caceres MT, eu segui minha história e ele a dele... mas o som de VENTANIA ficooooo. PAZ,AMOR e HUMILDADE em primeiro lugar. o som de ventnia é para mim um relachamento espiritual, VENTANIA e CANABES... creio eu que a radio cipó ainda continua sendo uma grande divulgadora do trabalho desse maluco, o boca a boca entre a malucada tem grande influência na divulgação e tambèm quando suas musicas são tocadas nas rodas de maluco anoite nos luais ou nas praças desperta curiosidade nas pessoas e elas sempre vem perguntar, quem eo compositor ou se é composição própia e assim eu tenho a chance de divulgar o ventania o movimento hipie e vender uma história. micróbio louco da BR.

Thaís disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thaís disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

disse...
gente nao tem coimo eu conversar diretamente com o ventania não?

sou muito fa dele

e quem gostar do ventania tambem me adiciona no msn?

thaisesmerio@hotmail.com

ventania eu te admiro muito, sempre quis fumar um baseado mais nao tive coragem, haa mais o qe vcs teem a ver com isso ne?
haa ventania eu te adooro meu ídolo !

um abração !

Anônimo disse...

po galera a mais nova da br,canario e pego emum campingno chui batendo na penelloppe que esta gravida de 4 meses dele,resumo foi levado pm delegacia pelo advogado ,e covarde ou nao esse,

Anônimo disse...

tem que cobrar ou nao do canario

Anônimo disse...

Escutei a primeira vez com 13 anos, desse dia em diante virei fã. Sempre fui louca para ir no show deles, até que fui a Curitiba ver meu namorado e ele me levou. \o/ Fiquei ainda mais pirada... Em fim, VENTANIA é Foda!!!! Queria eles no meu casamento =/

fernanda pires disse...

É dificil encontrar um igual,alguem que fale da maldição solitaria que voce carrega e que só voce sabe.Mas acontece,acompanharei agora o que ele tem a dizer.

Anônimo disse...

Mano eu e minha mae acabamos de achar esse cara qe ehh muito locoo com certeza ainda voo ve o show desse doido ae e ficar louco de tabelaa aushaushaushas
Lucas Sandi,Paulinia/SP.

Isadora Boerger disse...

Pô Ventania, você é bacana demais. Sexta agora 4/11 tava no show no Arcadium, cantei com você simbolo da paz, curti muito. Se rolar de passar seu e-mail, tenho alguns poemas que são massa, as vezes podemos fazer uma mistura, quem sabe!

Amor, paz, e harmonia sempre.

Isadora.

Anônimo disse...

Aqui um site do Raul Seixas, cheio de raridades, onde achei um cd do Ventania cheio de extras:

http://raulseixaseterno.blogspot.com/

Anônimo disse...

Muito bem... Gostaria de saber mais sobre essa fera. Onde nasceu, aonde mora e forma de contato para shows. Tenho local para evento em Lagoa Santa - MG e gostaria de trazê-lo para delírio de seus centenas de fãs da minha cidade.
Abraços
Lau Lagoa Santa - MG

Unknown disse...

Alguem sabe commo faço para poder contrar o show dele ?

Anônimo disse...

Cara você e muito louco tem que vim para Pirapora mg aqui vamos decolar maluco. Cara você louco de mais !!!!!!!!!!!1

Anônimo disse...

Eu entregava pizzas a noite em Camaçari ouvindo ventania era massa agora monto andaime ouvindo velho venta sou seu fã vai quando em Camaçari


tiago disse...

Feliz 2013 velho ventania hoje rodo o Brasil no trecho trabalhando carrego seu some suas letras comigo espero curti um show seu um dia sou de Camaçari espero vc lá felicidade na fé irmão

Unknown disse...

musica minha para o maior poeta de todos os tempos. ventania sou um grande fã seu espero que goste...


vamos planta muitas erva pra fazer munição e com os bugs das plantas carregar os canhões vamos aporta pra todas as capitais e acender os canhões espalhando a paz. vamos acabar com a guerra no Brasil liberar a maconha e acaba com os fuzil. vamos la Brasil vamos la Brasil liberar a maconha e acaba com os fuzil. vamos la Brasil vamos la Brasil libera a maconha e acaba com os fuzil....

Anônimo disse...

Ventania! temos que morrer plantando,pros futuros MICRÓBIOS(Microempresário que trampa com cobre)continuarem usando! viva os artesãos brasileiros(principalmente os de estradas)!!!! E eu ainda vou em São Thomé prá te dar um abraço. Mitsuo (estado de gunma/maebashi city Japão)

Anônimo disse...

EU SEI QUE O VENTANIA MORA EM SÃO THOMÉ MAIS EM QUE CASA (QUAL O NUMERO DA CASA PQ CASA E TUDO IGUAL) QUE BAIRRO QUE RUA QUE ESQUINA GENTE ESTOU PLANEJANDO IR PARA SÃO THOMÉ PARA ME ENCONTRAR COM ELE MEU ÍDOLO SOU SUA FÃ VENTANIA GENTE ME AJUDA POR FAVOR PRA MIM PODER REALIZAR UM SONHO ME AJUDA POR FAVOR GENTE POR CARIDADE SE ME AJUDAREM EU AGRADECEREI DE CORA ÇÃO POIS DESDE CRIANÇA ESSE ERA O MEU SONHO NÃO UMA BONECA UMA BARBIE MAIS SIM CONHECER O VENTANIA ME AJUDEM ASS:ANONIMO
PS:QUEM AJUDAR RECEBERA EM DOBRO OQUE VC IRA FAZER COMIGO OBG PELA ATENÇÃO

Unknown disse...

voces vieram no orangotango em macacos mas nao tive oportunidade de connhece-los mas meu marido e a filha dele foram no seu show abraços rose do rancho do tropeiro

Anônimo disse...

alguem consegue me responder porque a igreja não gosta do ventania? Ele vê Et divera?

Alucard disse...

Viado roubou meu cogumelo e deu pé na estrada

Unknown disse...

Eu prefiro ouvir Eduardo Costa, que rip que nada!!!

Anônimo disse...

Gastamos dois dias...E meio tanque de gasolina...Mas valeu muito a pena!!!!Sonho realizado...Encontramos o Ventania!!!Ele é simplesmente demais!!!Ele é o cara!!!!!!Nos recebeu em sua casa...Somos seus fãs...Felicidades e muito sucesso para ele...Afinal,ele merece!!!!

Unknown disse...

Estava navegando no YouTube quando do nada vejo cogumelos azuis , Eu cliquei e achei estranha a música, não conhecia nenhuma música do ventania nem música hippie, depois passei a ouvir todo dia , Eu não consigo parar de ouvir , e um dos meus cantores favoritos , ventania ja faz parte de mim!!<3

Osias disse...

Eu conheço ele desde o início de 1990. Ele morava em São Vicente- SP. Esse cara construiu uma casa só com pedras e ali realmente só entrava hippies de todos os cantos do Brasil. Só sei que aqui na cidade ele deixou a mulher e 2 filhos e sumiu